05/05/2025
Quem é Matheus Pessanha, campeão e recordista no Mundial Sub-20 de Levantamento de Peso
O brasileiro Matheus Pessanha fez história no Campeonato Mundial Sub-20 de Levantamento de Peso 2025, em Lima (Peru). Foram duas conquistas (uma delas com direito a melhor marca do planeta) e mais um vice-campeonato. No domingo (4 de maio), ele estabeleceu o recorde do mundo na categoria ao erguer 220kg no arranco, assegurando a medalha de ouro no movimento. Além disso, obteve o título no geral, com 395kg, após levantar 175kg no arremesso, que lhe deu a prata neste outro movimento. Fluminense de Cabo Frio, aos 19 anos (fará 20 em agosto), Matheus se dedica ao levantamento de peso desde os 16. Compete na faixa de peso até 102kg e vem de uma notável progressão. Na comparação com o mesmo evento na temporada passada, foram 12kg a mais erguidos (cinco no arranco e sete no arremesso). Durante o Mundial Sub-20 de 2024, em León (Espanha), essas marcas lhe valeram duas medalhas de prata (arremesso e somatória) e uma de bronze (arranco). Matheus fez ali cair um tabu de quase 15 anos, já que o Brasil não obtinha medalhas em Mundiais da categoria desde 2010. De quebra, estabeleceu na ocasião as melhores marcas brasileira, sul-americana e pan-americana, tanto no sub-20 quanto no adulto. Na mesma competição, fez ainda a melhor marca do mundo no arremesso, o primeiro do país a realizar tal feito no esporte. No entanto, foi superado logo em seguida por Shahzadbek Matyakubov (TKM), que acabou faturando os três ouros na disputa. Na época, o treinador da seleção adulta Dragos Stanica declarou a respeito de Matheus: “[Matheus Pessanha] Está se lançando como nossa futura esperança para Los Angeles em 2028.” Menos de um ano depois, em 2025, seu recente desempenho vai ao encontro do que disse Stanica. Com direito a mais um recorde do mundo, as suas medalhas na capital peruana significaram a melhor participação do país em Mundiais da modalidade, em todas as categorias. O Brasil afinal foi ao topo do pódio com dois atletas. Antes do domingo, na quarta-feira (30 de abril) a carioca de 14 anos, Isanelly Cristina (BRA), foi campeã do mundo sub-17 no arremesso e também na somatória dos movimentos. A seleção brasileira de levantamento de peso atravessa boa sequência de grandes resultados. Ainda no Mundial Sub-20 de 2024, em setembro passado, Taiane Justino (BRA) faturou três medalhas (uma de prata e duas de bronze). Meses mais tarde, em dezembro, o primeiro título de um atleta brasileiro em Mundiais adultos, com Thiago Félix (BRA).
28/04/2025
Rebeca Andrade vence Prêmio Laureus 2025 na categoria Retorno do Ano
Rebeca Andrade (BRA), maior medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos, venceu o Prêmio Laureus 2025 na categoria Retorno do Ano. A ginasta brasileira recebeu a distinção nesta segunda-feira (21 de abril) em Madri (Espanha), durante a cerimônia de premiação realizada no Salão de Cristal do Palácio de Cibeles. Ela é também a primeira mulher do país a recebê-la em 25 anos de história do evento. Rebeca foi a única atleta do Brasil a ser indicada entre os oito quesitos do Prêmio. Em sua categoria, concorreu com os nadadores Ariarne Titmus (AUS) e Caeleb Dressel (USA), o jogador de críquete Rishabh Pant (IND), a esquiadora Lara Gut-Behrami (SUI) e o piloto de motovelocidade Marc Márquez (ESP). "Eu me sinto muito feliz e honrada em receber o Laureus. Me sinto abençoada pela equipe e família que eu tenho, que acreditou em mim, em especial à minha psicóloga [Aline Wolff], pelo trabalho, companheirismo e o suporte que me deu durante as minhas lesões. Me sinto feliz por ser referência para as próximas gerações", disse Rebeca, com a estatueta em mãos. Aos 25 anos de idade (fará 26 em 8 de maio), Rebeca foi ao pódio dos Jogos em seis ocasiões. Duas delas em Tóquio 2020, com o ouro no salto e a prata no individual geral. Em Paris 2024, a ginasta faturou quatro medalhas: ouro no solo, prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes. Retrospecto que eternizou seu nome na história do esporte, após superar graves lesões no joelho direito que a fizeram ser submetida a três cirurgias, em 2015, 2017 e 2019. O Prêmio Laureus é uma das principais distinções do mundo do esporte, em reconhecimento a atletas, equipes e projetos esportivos que obtiveram destaque nos últimos 12 meses. A edição de 2025 marca um quarto de século de existência da premiação, com a primeira delas sendo organizada no ano 2000.
23/04/2025
Simone Biles e Armand Duplantis vencem o Prêmio Laureus 2025 de melhores atletas do ano
Simone Biles, com sua impressionante trajetória, continua a ser uma referência na ginástica artística, inspirando atletas ao redor do mundo: ano passado, voltou a conquistar medalhas após sua crise de saúde mental na penúltima edição de Jogos Olímpicos. Sua habilidade técnica e domínio nas apresentações garantiram-lhe o reconhecimento máximo na premiação. Por outro lado, Armand Duplantis, com sua técnica refinada e saltos impressionantes, mantém-se no topo da modalidade, quebrando onze vezes o recorde mundial e superando desafios com maestria. Além das categorias principais, a ginasta brasileira Rebeca Andrade foi laureada com o prêmio de Retorno do Ano, que reconhece as melhores história de superação com grande alcance esportivo. Após superar três cirurgias, Rebeca conquistou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, incluindo o ouro no solo, evidenciando sua resiliência e determinação. A cerimônia de premiação, realizada no Palácio de Cibeles, em Madri, contou com a presença de diversas personalidades do esporte mundial, celebrando as conquistas e superações dos atletas. O Real Madrid foi eleito o Time do Ano, premiando mais brasileiros na noite: Eder Militão, Rodrygo e Vinicius Júnior, além de Marcelo, ex-Fluminense, de volta a Madri para celebrar a vitória de seu ex-clube. Lamine Yamal, de apenas 17 anos, venceu o prêmio de Revelação do Ano após conquistar a Euro 2024 com a Espanha.
16/04/2025
Teremos campeonatos mundiais em várias modalidades e o calendário se aproxima da contagem regressiva para os Jogos Olímp
Estamos entrando em 2025, marcando um ano até o início dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026. Como é não é um ano Olímpico, teremos campeonatos mundiais em quase todos os esportes de verão e inverno do programa Olímpico, além de eventos de qualificação Olímpica dos esportes de inverno programados até o final de 2025. Descubra todas as datas-chave no calendário de destaques esportivos de 2025, incluindo quando acontecerão os Mundiais, com este guia que Olympics.com preparou. Principais marcos em 2025 rumo a Milano Cortina 2026 A jornada rumo a Milano Cortina 2026 acelera em 2025 e, em 6 de fevereiro, faltará apenas um ano para os Jogos, enquanto a contagem regressiva de 12 meses para os Jogos Paralímpicos de Inverno começa em 6 de março. A chama Olímpica iniciará sua “Grande Jornada” por todas as 110 províncias da Itália em dezembro. Mas, antes disso, a jornada começa em 26 de novembro, em Olímpia, Grécia, onde ocorre a tradicional Cerimônia de Acendimento da chama Olímpica. Ela então chegará a Roma em 4 de dezembro, antes de ser transportada pelo país por cerca de 10.000 condutores durante 63 dias. Antes de 2026, a tocha passará por Nápoles no dia de Natal e celebrará a chegada do ano novo em Bari.
07/04/2025
Brasil garante quatro medalhas em prova internacional de ranqueamento na canoagem slalom
No primeiro desafio internacional que abre o ciclo Olímpico até LA28 na canoagem slalom, os atletas brasileiros mostraram que seguem em boa forma. Na prova internacional de ranqueamento realizada nesta sexta-feira, 21 de março, em Montgomery, nos EUA, o país conquistou quatro medalhas. Três dos quatro pódios vieram no caiaque. Entre as mulheres, Ana Sátila foi prata, atrás apenas da norte-americana Evy Leibfarth – Omira Estácia Neta foi a quarta colocada. Entre os homens, Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos garantiram dobradinha do Brasil com ouro e prata, respectivamente. Já na canoa, Omira subiu uma posição e ficou com o bronze na disputa feminina, enquanto Daniela Sofia foi a 11ª - Evy Leibfarth também foi a campeã. Na competição masculina, Charles Correa foi o quinto colocado e Kauã da Silva o 11º - vitória de Zachary Lokken, dos EUA. As provas desta sexta foram válidas pelo ranqueamento da Federação Internacional de Canoagem (ICF, em inglês) e servem para o cálculo de pontos na classificação geral da temporada na modalidade. Por isso, contaram com a presença de atletas de várias nacionalidades. O evento também antecede a disputa do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2025, que acontecerá no mesmo local neste sábado e domingo, 22 e 23 de março. Voltado exclusivamente aos competidores do continente americano, é um dos torneios mais importantes da região. Neste sábado, dia 22, acontecem as provas do caiaque cross, disciplina que estreou no programa Olímpico em Paris 2024. A tomada de tempo começará às 14h12 no fuso horário de Brasília, com as baterias eliminatórias na sequência. No domingo, dia 23, acontecem as provas individuais do caiaque e canoa, desta vez valendo o título pan-americano.
02/04/2025
Premiação da Sul-Americana: veja evolução nos últimos anos
A Sul-Americana 2025 já começou, mas um olhar mais atento para a premiação do torneio revela um cenário pouco animador para os clubes. Desde 2021, quando a competição adotou o formato atual com fase de grupos, os valores distribuídos pela Conmebol cresceram de forma tímida, especialmente se comparados à valorização da Libertadores. Embora o campeão da Sul-Americana receba um prêmio maior hoje em relação a 2021, o reajuste acumulado em quatro anos foi de apenas US$ 2,5 milhões. Outras fases do torneio praticamente não tiveram mudanças significativas, e os clubes seguem recebendo valores muito próximos dos que eram pagos há quatro temporadas.
27/03/2025
Ginástica artística do Brasil define equipe para o Troféu Cidade de Jesolo 2025
Seleção brasileira feminina contará com 14 ginastas para o primeiro compromisso internacional do ano, oito no time adulto e seis no juvenil. Torneio acontece entre 12 e 13 de abril, na Itália. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) convocou 14 atletas para o primeiro compromisso internacional de 2025 da sua equipe feminina, agendado para os dias 12 e 13 de abril no 16º Troféu Cidade de Jesolo, na Itália, tradicional torneio internacional por equipes da ginástica artística. Serão oito ginastas na seleção adulta e mais seis na juvenil – até 15 anos de idade.
20/03/2025
Judocas atibaienses participam da Copa São Paulo de Judô 2025
Os atletas Atibaienses do São João Tênis Clube/APAJA/Secretaria de Esportes e Lazer da PEAparticiparam da 16ª Edição da Copa São Paulo de Judô, realizada nos dias 07, 08 e 09 de março, no Ginásio do Ibirapuera. A competição reuniu mais de 2.500 atletas de diversas categorias de 230 Associações, Clubes e Agremiações de todo o país, com público estimado de cerca de 10.000 pessoas durante os três dias. O evento também marcou os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, com a presença do Cônsul Geral do Japão, Toru Shimizu, da secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Helena Reis, presidente da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio Borges, ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderlei Teixeira, presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, além de vários medalhistas olímpicos, políticos e representantes das diversas federações de judô, pessoas que trabalham e contribuem para o desenvolvimento do judô em nosso país. A Copa São Paulo de Judô 2025 reafirma a posição do estado como polo do judô nacional e internacional, conquistando muitas medalhas Olímpicas para o Brasil. O estado promete continuar atraindo talentos e apaixonados pela modalidade nos próximos anos. A equipe Atibaiense participou ativamente dos 03 dias de competição, em diversas categorias e foi coordenada pelos professores, Kodansha Paulo Ferraz Alvim Mühlfarth (Pi do Judô), Técnico da Seleção Brasileira Thiago Valladão, Angélica da Silva, Pietro Marmorato Mühlfarth e Guilherme Matsumoto. Após inúmeras e dificílimas lutas, o atleta Gustavo Barreto de Jesus conquistou a medalha de bronze e as atletas Iza Silva e Letícia conquistaram a quinta colocação. Os judocas agradecem a Concessionária Rota das Bandeiras, Colégio Atibaia, Atibaia Residence & Hotel, MTPLUS, Clínica CORA, ITURRI, Faro Hotel, Hotel Eldorado Atibaia, Hotel Bourbon Atibaia, Ortocia Atibaia, Unimagem, UNIFAAT, Oficial de Registro de Imóveis, Primeiro Tabelião de Notas e de Protesto de Atibaia, Segundo Tabelionato de Atibaia, Centro Integrado Atibaia Odontologia, Preparador Físico Roger Fonseca, Centro Radiológico Atibaia, CTA Integrado, Clinica ERIMUS e Boletim OSOTOGARI.
20/02/2025
Clubes pelo Mundo: Atletas brasileiros brilham e conquistam medalhas nas primeiras competições de 2025
O início de 2025 trouxe conquistas marcantes para atletas brasileiros formados em Clubes beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, com medalhas e títulos em torneios internacionais de Tênis, Tênis de Mesa e Esgrima. As conquistas de João Fonseca, Hugo Calderano, Ana Beatriz Fraga e Érico Patto reforçam o papel central dos Clubes brasileiros na formação de atletas desde a base ao alto rendimento.
26/07/2024
Detecção de bombas, IA: abertura das Olimpíadas tem 'esquema de guerra'…
A Olimpíada de Paris-2024 será oficialmente aberta nesta sexta-feira com uma cerimônia sem precedentes às margens do Rio Sena, na primeira vez que o evento será realizado ao ar livre, fora de um estádio principal. Foi montado um forte esquema de segurança, com várias restrições de circulação na cidade, e organizada uma estrutura complexa para que tudo se encaixe… - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/estadao/2024/07/26/deteccao-de-bombas-ia-abertura-das-olimpiadas-tem-esquema-de-guerra.htm?cmpid=copiaecola